quarta-feira, 25 de maio de 2011

A Coerência da Nossa Igreja

"Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão. Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura a incircuncisão não será reputada como circuncisão? E a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, não te julgará porventura a ti, que pela letra e circuncisão és transgressor da lei? Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus." Rm 2, 25-29

Essa passagem de São Paulo comenta sobre a polêmica que havia entre os primeiros cristãos: se o pagão, ao ser batizado, deveria ser circuncisado também. São Paulo era contra, como diz ali em cima, e, de fato, esse argumento pode ser usado para muitas mais questões que existem dentro da Igreja.
Uma que me chama mais a atenção é aquela daqueles que sempre estão dizendo "O Senhor é o meu bom Pastor...", mas, em relação as suas atitudes, não aparece muito do "bom Pastor". Tem uma frase que o pessoal do CLJ gosta de usar muito que é: "fácil é carregar a cruz no peito, difícil é ter peito para carregar a cruz". E é verdade! Tu chega a te perder nas contas de tantas pessoas que existem dentro da Igreja que gostam de "externar" bastante o seu amor por Deus, mas na hora H, aquela que está só tu e Deus, estragam tudo fazendo exatamento o contrário do que disseram para fazer. Concordo que todos pecam, sim, e podem se arrepender e melhorar. Só não concordo com aqueles que dão discurso dentro da Igreja, mas, lá fora, são completamente opositores ao que falam. É muito fácil dizer que tem que ter castidade, sendo que, ao aparecer a primeira pessoa na frente, já tem segundas intenções. É muito fácil dizer que tem que ser fiel ao namorado, se sai ficando com muitos nas festas, enquanto que o outro está em casa. Às vezes eu me irrito tanto com isso que me dá vontade de largar tudo. Principalmente o CLJ. Não me dá vontade de largar a Igreja, longe disso, mas me afastar de lugares que existem essas pessoas. E, infelizmente, isso ocorre muito no CLJ. Eu conheci um guri que faz exatamente o contrário. Ele sabe de todos os podres dos mais podres do CLJ e a última coisa que passa pela cabeça dele é sair do CLJ. Corajoso, não tem vontade de fugir. Já eu... grande defeito, mas tenho pouca paciência.
A grande questão não é de alguns pecarem, a grande questão é alguns pecarem e levarem outros com eles. São Paulo, nos seus dizeres, sempre deixa claro que se preocupa com a alma de todos. Apesar de eu estar errada nisso, não consigo ter a mesma atitude dele. Pra mim, se a pessoa fica pecando e pecando, mesmo tendo toda força atrás de muitas pessoas para que não ocorra mais isso, acabo não dando a mínima pra ela. Claro, se vejo que ela quer mudar, eu sou a primeira da fila a ajudar, mas aqueles que se acham prepotentes o suficiente a acharem que estão certo, eu só digo "Vá em paz. Shalom!". Não estou nem aí. É que nem eu falo, às vezes: "Quer ir pro inferno? Vá e te diverte, agora não leva outros contigo". ESSA é a grande questão pra mim. É aquele querido lá que afunda mais almas consigo. Quantas pessoas no CLJ que já não saíram porque descobriram os podres daqueles que são os mais "velhos" - ponho entre aspas, porque pra mim quem é velho é quem tem experiência, conhecimento e, acima de tudo, coloca em prática, ou seja, não esses. Quantas almas a gente já não perdeu por causa dessas frutas podres que temos no jardim? Têm muitas pessoas que não são fortes o suficiente pra aguentar e saem, errado da parte delas, mas se não tivesse esses acontecimentos, será que sairiam?
Por que será que o primeiro argumento de todos aqueles que nos odeiam é a nossa hipocrisia? Porque é o que mais ocorre. Eu fico imaginando por que alguns católicos continuam frequentando a Igreja, se não praticam NADA do que Ela diz. Sério mesmo, eu fico muito curiosa. Pô, ninguém tem nenhum respeito por aquele que fica no centro do altar da Igreja? Ele é o motivo de tudo isso e parece ser muito difícil seguir algumas coisas que Ele falou!! Não éé!! Se tu faz por amor a Ele, o negócio, a partir de um momento, fica fichinha!! Vou admitir algo muito pessoal, mas ter castidade é algo muito difícil. Só que chega em um momento que tu te acostuma com toda a ideia e vira algo muito comum, simples. Mas enquanto era difícil, o que me dava força para continuar nessa ideia era o amor que eu sinto por Ele. Se eu gosto muito de uma pessoa, a última coisa que quero fazer é decepcioná-la. Quero mais é que ela me olhe com orgulho! E, nossa, como eu me esforço pra Cristo olhar pra mim com orgulho!
"A fé sem obras é morta" como já dizia São Tiago! Antes de meter qualquer moral, tenta colocar o que Cristo nos falou em prática. Chega de ficar apontando os erros dos outros e olha pros seus! "Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão." Mt 7, 5 Foi Cristo que chamou de "hipócrita", não eu. ;)
Depois de tudo isso que eu escrevi, só quero deixar claro que sou pecadora como todos são e esse post não é direcionado a ninguém. Só queria que todos refletissem sobre "pregar moral de cueca", uma vez que esse é um problema muito sério que a Igreja enfrenta desde seus primórdios!

Fiquem com Deus e rezemos, por favor, por uma Igreja mais coerente!

Shalom!

Um comentário:

  1. Bah, gostei do texto Lu. Me sinto mais ou menos assim, e aposto que tem bastante gente no CLJ mesmo que se identificaria com o texto. Cabe a nós permanecer no grupo pra que possamos salvar almas em contraparte aqueles que perdem-nas. Muito bom mesmo :D É ótimo ver que ainda tem gente dentro do CLJ que pensa assim ><

    ResponderExcluir