sábado, 13 de agosto de 2011

JMJ - 13.08.2011

QUINTO DIA
Olá, pessoal!
Estamos em Sevilla agora, mais precisamente em Brenes.
Estamos na pré-jornada e mais uma vez Deus nos surpreende!
Aqui a situação é bem diferente de todo o Brasil. Às vezes reclamamos de nossos jovens - e com razão -, mas a situação aqui é bem mais complicada. Estamos na Europa no seu processo de secularização, então é "punk" o negócio.
Até agora não houve muita oração. Apesar da boa vontade, eles estão mais preocupados com festa do que a própria espiritualidade. Achamos que viríamos aqui para aprender e, no final, estamos dando uma aula de testemunho. Pode parecer meio prepotente da minha parte, mas depois que nos chamaram de "mega fanáticos", porque somos mais "quietos" que eles, cheguei nessa conclusão. Ontem teve uma festa, hoje banho de piscina e daqui a pouco terá uma Missa e festa novamente. Mas, segundo eles, hoje é a verdadeira festa. Estávamos fazendo piadas de que eles têm a mesma metodologia da Missa eucarísitica, só que a festa deles é BEM diferente. Está sendo uma baita experiência. Não a que nós esperávamos, mas quem disse que Deus nos dá o que NÓS achamos que é melhor? Ele sabe que agora é a nossa vez de evangelizar essas pessoas! Segundo o seminarista Fabiano - que, aliás, é uma ótima pessoa e extremamente inteligente - disse que agora é hora de nós evangelizarmos a Europa. Já foi a vez deles e, de fato, fizeram um bom trabalho, se não, não estaríamos aqui e não teríamos uma maioria católica. Mas agora é com a gente. Essa cidade aqui, segundo alguns, não tinha nenhuma religiosidade até o Pe. Oscar ("CURA" OSCAR) aparecer! Ele é novo, então juntou a galera, mas ainda não estão maduros o suficiente. Talvez nossos prézistas são mais bem formados que eles e isso não é algo que está desmerecendo qualquer um dos dois lados. É simplesmente a realidade triste deles.
Tem também libaneses aqui e, por incrível que pareça, alguns deles têm atitudes parecidas com as dos espanhóis. É meio decepcionante tu ir em uma festa deles, mas tem uma parte boa também de libaneses. Até estávamos comentando que não podemos achar que todos os jovens da Espanha são que nem esses, porque se eles tirassem a mesma conclusão sobre nós estaríam extremamente errados. Temos de todos os tipos e, graças a Deus, os que vieram estão bem seguros de seus testemunhos. Eles não, mas quem disse que toda Espanha é assim?
Uma coisa engraçada é que sempre quem faz farra e enlouquece são os brasileiros. Dessa vez, não! RÁ! Estamos fazendo a diferença aqui! E vocês não têm noção como isso é gratificante. Iremos apresentar algumas músicas hoje à noite sobre a nossa cultura e estou vendo que vai ser a coisa mais engraçada, porque já demos uma palhinha hoje na piscina para escolher as músicas e foi BEM engraçado. As pessoas se mostram nessas horas e tu ri, ri demais, porque a situação será muito constrangedora.
Ah sim, as meninas querem que usemos a roupa de flamengo. ELAS ATÉ SEPARARAM PARA A GENTE! Sério, hoje será MUITO engraçado! hahahah
Não tenho fotos hoje, porque não deu tempo de passar as nossas da nossa viagem (deixo para contar a história melhor depois, mas foi emocionante), até porque estou meio atrasada. Tenho que tomar banho ainda para sairmos para a Missa. Então tenho que correr. Mas na proxima tentarei...
Ah, a experiência mais engraçada que estamos vivendo é se arriscar no español... HABLO MUCHO! hahha A rapha se vira, o joão também, eu... NADA! Estou me divertindo aqui. Mas pude bater um papo ontem com um libanês em inglês! hahaha Quando tu conta pra alguém é que tu vê a importância do fato! DEMAIS TUDO!
Acredito que seja isso. Talvez a Rapha escreva algo aqui ainda hoje também. Dar a versão dela de isso tudo. Eu estou amando e agradeço todos os dias por estar aqui, mas é muita emoção junto.
Ah, esqueci de comentar o preconceito que rola aqui.. nos perguntaram se tinha semana santa no Brasil e se era muito pobre e muitas coisas mais que não cabe aqui falar porque não tem tempo hehe e é engraçado que eles nos ENFIAM comida! Em todas as casas é assim. Os outros também comentaram. Devem achar que só comemos bananas hahaha - só pra esclarecer que esse último fato de enfiarem comida em nós, não tem nada a ver com preconceito, só lembrei no mesmo momento.
Acho que é isso. Tenho muitas mais coisas para falar, mas não tenho tempo. Deixo pra depois.
Estou morrendo de saudades de todos. Comentamos hoje sobre Porto Alegre e me toquei que amo minha cidade e não deixo ela por nenhuma Europa. Não mesmo! haha
Fiquem com Deus, bjs

SHALOM
Luciane Zini

Nenhum comentário:

Postar um comentário