sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Já estudou hoje?

Santo Antão
Eu estava vendo a influência que a Igreja Católica teve na formação cultural do Ocidente. É estrondosa!! Já haviam me falado disso, mas resolvi me aprofundar mais um pouco. É tudo uma ligação de fatos.
Havia Santo Antão, há muuuito tempo atrás, lá no Oriente. Ele criou o monasticismo, que é o isolamento das pessoas para Deus. Foi a partir dele que foi criado os mosteiros. Tá, até aí não tem como ver nenhuma ligação com o que eu quero falar, mas já estou chegando.
Só que daí um cara, São Jerônimo, decidiu virar monge. Por essas e por outras, como era um cara muito intelectual, pediu todos os livros que tinham sobrado da antiga Roma - destruída pelos bárbaros - e começou a traduzir alguns livros gregos para o latim. Nós conhecemos Aristóteles POR CAUSA DE SÃO JERÔNIMO!! Vai dizer, nunca que alguém acreditaria que por causa de um santo da Igreja Católica, nós sabemos das melhores ideias filosóficas de Platão também.
É engraçado, porque poucas pessoas sabem disso. Os professores, ao invés de contar isso, preferem xingar a Igreja. Sim, se fala bem da Igreja é porque está errado. Um grande preconceito conosco! Um dia desses o João colocou no twitter que em Uganda baixou o índice de disseminação de AIDS, porque o governo adotou a castidade como exemplo de vida. Um guri, porém, quis contestar fatos!! Disse que não era bem assim, que nós estávamos errados! Se quiser contestar uma opinião, pode. Se quiser contestar um fato, venha com outro fato. Não simplesmente chega negando o fato em si e, ao mesmo tempo, xingando a  Igreja. Sério, é tanta ignorância no mundo. E chamo de ignorância, porque parece que as pessoas ignoram, por vontade própria, todos esses sinais que mostram que a Igreja não foi e nem é tão horrível como todos pensam. Se cada um se  prestasse a estudar, a desconfiar mais do professor - é sempre bom relembrar que ele erra, ok? -, nós estaríamos em uma situação melhor. É que nem um grande amigo meu fala: todo mundo tem opinião, sobre tudo, mesmo não conhecendo o assunto. É o "acho" que acaba com todo mundo. Agora parar e estudar, ver o motivo que aquilo acontece, ninguém se presta!
É muito fácil ter opinião pra tudo! É muito fácil eu chegar aqui e dizer que o "Ipad" é o melhor computador do mundo, pelo simples fato de que eu ACHO ISSO. A propósito, eu não sei se ele é melhor ou não, porque eu não entendo sobre o assunto. Entenderam o trocadilho?
Está na hora das pessoas pararem de "achar" e criarem algum conteúdo em suas cabeças. Chega desses falsos intelectuais que estão muito bem espalhados pelo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário