quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Por que fazeis tantas perguntas?

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, a paz de Nosso Senhor e o amor de Maria estejam convosco e com os seus. Aproxima-se o fim do ano, e junto com ele quantas perguntas nascem em nosso coração... Muitos filósofos descrevem e estudam o homem enquanto um "ser questionador"... Quanta expectativa em relação ao novo ano... Gostaria nesta última semana do ano de partilhar convosco e meditar a mensagem de 19 setembro 1981: “Queridos filhos! Por que fazeis tantas perguntas? Cada resposta está no Evangelho. Obrigada por terdes respondido ao meu chamado”.
A pergunta é algo que nos acompanha dia e noite por toda nossa vida... Mas dificilmente paramos para nos fazer um simples questionamento e é esse que Maria nos faz nesta mensagem: Por que tantas perguntas???
“E agora, Senhor, que posso esperar?” (Sl 38,8); como será o próximo ano? Será que vou continuar neste emprego? Será que vou continuar desempregado? Vou casar? Vou arrumar um/a namorado/a? Vou ficar curado? Vou resolver meus problemas? "Quanto tempo tardareis?" (Sl 89, 13); Vou ter dinheiro para comprar meu carro novo? Vou viajar? Vou terminar a faculdade? Vou ter um filho? E por aí vai... Um rol infinito e que sei que cada um tem o seu... Perguntas que geram ansiedade, muitas vezes aflição... “Acordai, Senhor! Por que dormis? Despertai! Não nos rejeiteis continuamente! Por que ocultais a vossa face e esqueceis nossas misérias e opressões?” (Sl 43, 24-25).
Lembro-me das crianças; tem uma fase delas (e quem é pai/mãe, avô/ó, tio/a sabe bem o que estou falando) que elas questionam tudo, quantos “por que?”... Chega a ser engraçado; e para os menos pacientes, irritante!!! E vejo que nós, mesmo depois de adultos, nos portamos diante de Deus, como essas crianças... A diferença é que elas estão começando a descobrir o mundo e os adultos parecem muitas vezes fazer questão de não conhecê-lo!!! Questionamos a Deus, como quem O testa para ver o tamanho de Sua bondade, de Sua misericórdia... Para ver se Ele responde a nossos caprichos... Nesta época do ano, infelizmente, vemos o tanto de gente que ainda procura cartomante, vidente, taróloga... Enfim, todo tipo de jogos de ocultismo para saber o que será de suas vidas ano que vem... Vemos colados nos postes aqueles bilhetinhos: “Pai Fulano, traz a pessoa amada e ainda faz previsão para 2011”!! Diante de nossas perguntas, de nossas dúvidas, o Senhor nos dirá: “Raça incrédula e perversa, até quando estarei convosco? Até quando hei de aturar-vos?” (Mt 17, 17) [...] O Anjo anunciou a Maria e ela deu o seu “Fiat”: “Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38); o Anjo disse a José em sonho que não temesse receber Maria e “despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa” (Mt 1, 24); depois o Anjo novamente em sonho diz a José que vá para o Egito com o Menino e Sua Mãe e ele “levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito” (Mt 2, 14), lá o Anjo lhe diz “toma o menino e sua mãe e retorna à terra de Israel” e o que faz São José? “levantou-se, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel.” (Mt 2, 21) Nossa Senhora na mensagem nos diz que “cada resposta está no Evangelho”. Alguém me pode dizer onde está no Evangelho que São José e Maria, ficaram travando um intenso ‘Quiz’ (aqueles joguinhos de perguntas...) com o Anjo??!?! Parece muito simples para nós, lermos a Bíblia como se fosse um livro qualquer de história... Mas nos esquecemos das implicações que viveu este casal ao confiar tão cegamente em Deus. Não há em lugar nenhum escrito que o Anjo deu um “Manual de Instruções sobre a vida de fé” para eles. Fico imaginando os capítulos que cada um de nós gostaria de ter neste livro...
Uma mulher pega em adultério, grávida de um filho que não era do homem a quem tinha sido desposada, deveria ser apedrejada até a morte... Mas Maria aceitou!! Um homem com uma mulher e um bebê recém nascido, se retira para uma terra estrangeira, onde não conhecem ninguém... Imaginem o coração deste pai, deste esposo!!! Mas ele foi para o Egito... Agora imaginem, você está começando uma nova vida, tentando se instalar, se adaptar num lugar e de repente... Lá vamos nós de novo... Agora para a Galiléia.
E o mais bonito de tudo isso é que não diz em nenhum lugar que ele se demorou... Que ficou pensando no que haveria de fazer, fazendo milhares de perguntas a Deus, ou murmurando... Não!!! Eles confiaram!!! “O SENHOR é minha luz e minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é quem defende a minha vida; a quem temerei?” (Sl 27, 1). Na passagem que eles se retiram para o Egito diz que ele levantou-se durante a noite e partiu!!! Partiu no escuro; no escuro externo, no escuro das coisas visíveis, mas com certeza na luz daquilo que é invisível, na luz da fé!!!
Nasceu-nos um Menino!!! A resposta para todas as perguntas!! “Toma consciência, ó cristão, da tua dignidade” diz São Leão Magno. A resposta está no Evangelho diz Maria; então, na dignidade de filhos de Deus, por Cristo, conheçamos as respostas!!! Conheçamos o Evangelho!!! Afastemo-nos do barulho da vida, das coisas do mundo e busquemos no silêncio ouvir, neste novo ano, a Palavra de Deus, “porque tudo o que há no mundo - a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida - não procede do Pai, mas do mundo. O mundo passa com as suas concupiscências, mas quem cumpre a vontade de Deus permanece eternamente.” (I Jo 15-17)
Não deixemos escapar este dom precioso, mas supliquemos a Deus o dom da fé. Não nos privemos da verdadeira felicidade, achando que as nossas respostas estão nas coisas visíveis, “pois o que é visível é passageiro, mas o que é invisível é eterno.” (II Co 4, 18)
A nossa resposta está no Evangelho, está no Cristo!!! Não digamos: “Escapa meu destino ao Senhor, passa meu direito despercebido a meu Deus?” (Is 40, 27), mas creiamos que “Aquele que me fará justiça aí está.” (Is 50, 8). Podemos ficar como os filósofos e os cientistas, vagando infinitamente em meio a milhares de perguntas... Algumas mais complexas, outras nem tanto... E por favor, não me entendam mal; é natural fazer perguntas, mas que não sejam nossas perguntas sinais de falta de fé...
Que nossas perguntas nasçam de uma relação profunda e sincera com Deus.. Que nasçam do silêncio da oração, que nasçam da certeza do amor do Pai por cada um de nós quando nos dispomos a caminhar com Ele!!! Que sejam perguntas como a de São Paulo aos romanos: “Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A angústia? A perseguição? A fome? A nudez? O perigo? A espada?” (Rm 8, 35); que sejam perguntas como a do salmista ao contemplar a obra de Deus: “Que é o homem, digo-me então, para pensardes nele? Que são os filhos de Adão, para que vos ocupeis com eles?” (Sl 8, 4-5).
Que sejam perguntas de quem reconhece a graça de Deus em sua vida, apesar dos problemas, da insegurança, da doença, da dúvida, da incerteza, do sofrimento e da dor... Pois irmãos, cada um pode fazer milhares de perguntas, mas quando “tiver acabado, então estará no começo; e quando cessar a pesquisa, ficará perplexo.” (Eclo 18, 6)
Este ano termina, para iniciarmos outro, fizemos muitas perguntas, questionamos a Deus e muitos questionarão, pois não sabemos ainda reconhecer a graça e o amor que vem do Pai. Mas ao invés de perguntas, nesta última semana do ano, quero provocá-los a dar respostas, respostas às perguntas de Nossa Senhora: “Vós estais comigo? O vosso coração está aberto para mim? Vós me permitis purificá-lo e prepará-lo para o meu Filho?” Não hesiteis em responder a Maria e Seu Filho Jesus!!!
Clamemos a Deus para que sejamos homens e mulheres que vivem pela fé; homens e mulheres que sabem viver as esperas em Deus com alegria, na certeza de que Seus segredos são insondáveis, Sua misericórdia é eterna e Seu amor infinito!!! Coloquemos nossa segurança no Senhor na certeza de que Ele nos guiará pelo caminho mais seguro... E vivamos um ano de intimidade com Deus, no silêncio da oração!!!
Que a alegria pelo nascimento de Cristo que estamos vivendo nestes dias de Natal, permaneça em nossos corações e que aprendamos com a família de Nazaré, a família do presépio, a humildade de quem aceita, no amor, os desígnios de Deus!!! Que saibamos, sob a luz do Espírito Santo, encontrar as respostas no Evangelho; não como quem folheia uma revista, mas como quem escuta atento o que diz Seu Senhor.
Feliz Ano Novo a todos!!! Obrigada por ler este comentário e acolher o que a Mãe tinha a te dizer hoje.
 
Eu recebi este texto através do email. Não tenho certeza de quem escreveu, mas achei muuito interessante para o nosso fim de ano. Espero que gostem da leitura, ela pode ser grande, mas vale a pena ler tudo.
 
Fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário