terça-feira, 30 de novembro de 2010

Curiosidades das Festas Católicas

Minha mãe me pediu para escrever um artigo explicando sobre a data de Natal e Páscoa. Parece que os colegas de trabalho dela não entendem muito bem isso - o que não é novidade, pois pouquíssimas pessoas entendem - e, já sabendo da minha religião, pediram para eu dar alguma explicação. Eu gostei bastante do que descobri e gostaria de compartilhar com vocês! Espero que seja útil e agradável a leitura!

"Curiosidades das festas Católicas"

DATA DE NASCIMENTO DE JESUS: Não se sabe ao certo a data de nascimento de Jesus Cristo, entretanto, através das informações dadas pelo Evangelho tanto de Lucas quanto Mateus, pode-se saber a época. Um monge, no início da era Cristã, fez os cálculos errados e adiantou o começo do calendário em alguns anos. Portanto, através de uma passagem do evangelho de Lucas, há como saber que Cristo nasceu entre8 a 6 anos a.C., pois, segundo o evangelista, o fato ocorreu na época do recenseamento ordenado pelo imperador romano César Augusto (fato histórico). Tal censo, o primeiro realizado na Palestina, tinha por objetivo regularizar a cobrança de impostos. Outra informação válida encontra-se na passagem do Evangelho de Mateus, conseguindo saber mais precisamente o século em que Cristo nasceu. Na passagem é mencionada a “estrela” natalina. De acordo com astrônomos e historiadores, no ano 7 a.C., ocorreu um evento astronômico que se assemelha ao fato da estrela de Davi. Trata-se da conjunção dos planetas Júpiter e Saturno, que produziu no Céu um ponto de brilho excepcional. Esse fenômeno foi o que conduziu os magos do Oriente, fato bíblico, a manjedoura em que Cristo encontrava-se.

NATAL: A Igreja escolheu o dia 25 de Dezembro para celebrar o Natal de Cristo, a fim de cristianizar uma grande festa pagã que se fazia em Roma neste dia: Dies Natalis Solis. Substituiu-se a festa em homenagem ao deus sol pela comemoração do Natal do verdadeiro Sol do mundo.

CARNAVAL/PÁSCOA: A páscoa para os judeus é a celebração da libertação da escravidão do Egito para a liberdade da Terra Prometida por Deus a Abraão. A Igreja Católica, no entanto, celebra a Ressurreição de Cristo, ponto crucial para a fé cristã. Foi decidido, no Concílio de Nicéia, ano 325, que a Páscoa cristã seria celebrada no domingo seguinte à primeira Lua cheia após o equinócio da primavera do Hemisfério Norte – um dos dois momentos em que o Sol, em sua órbita, vista da Terra, cruza o plano do equador celeste, ocorrendo dia 21 de março -, seguindo o calendário judeu – que é guiado pelas fases da Lua. Em 2011, a Páscoa ocorrerá dia 24 de abril.
Já o carnaval, não é uma celebração católica. Era uma festa pagã que os romanos realizavam em fevereiro, as februália. A sua data depende de quando ocorrerá a Páscoa, mais especificamente 40 dias antes. A Quaresma ocorre nesse tempo, pois, como Cristo permaneceu no deserto, durante 40 dias, jejuando, os católicos tentam O acompanhar realizando algum sacrifício durante tais dias. A Quarta- feira de cinzas representa a lembrança ao homem, que ele foi feito do pó da terra, e que em pó ele vai se tornar, quando morrer. Daí a oração do Padre ao impor as cinzas na testa dos fiéis: "Lembra-te, homem, que és pó, e em pó te ás de volver". As cinzas, símbolo de penitência, são feitas pela queima das palmas bentas do ano anterior.

Fiquem com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário